Busca:
 
Publicando

Há três formatos básicos de impressão, o A5, o A4 e o 16 cm x 23 cm, sendo os mais usados o A5 (14 cm x 21 cm) – formato tradicional de livro – e o A4 (21 cm x 29,7 cm).
As referências para margeamento e formatação de página são as seguintes:

Livro A5

Papel para formatação básica: tamanho carta (216 mm por 279 mm)
Margens:
Direita – 6 cm
Esquerda – 6 cm
Superior – 3 cm
Inferior – 8 cm

Livro A4

Papel para formatação básica: tamanho A4 (210 mm por 297 mm)
Margens:
Direita – 3cm
Esquerda – 3 cm
Superior – 3 cm
Inferior – 3 cm

Recomendações Gerais

Espaço entrelinhas: simples ou 1,5.

Fontes: Times New Roman 12 é o mais usado.

Parágrafos: Usa-se um recuo de 2 cm (formato europeu); também pode-se simplesmente deixar um espacejamento de uma linha após o parágrafo, sem recuo de 2 cm nesse caso. Em ambos os casos, justifica-se (de ambos os lados) o texto em geral.

Capítulos: Cada capítulo deve sempre iniciar numa página ímpar, mesmo que a par anterior fique totalmente em branco (norma da ABNT, para livros).

Sumário: Usa-se um sumário, nas primeiras páginas do livro (quando no final, se chama índice e pode ser feito para tabelas, fotos, gráficos, autores citados, etc.).

Referências e citações: Deve-se seguir as normas de citação e referência constantes deste site, conforme as prescreve a ABNT.

Capas: Venha com uma idéia ou algumas fotos se quiser (se elas vierem já digitalizadas, o ideal é que possuam uma definição de pelo menos 600 dpi). Há bastante flexibilidade para criação de capas, mas isso fica para um momento posterior do processo de edição.

RiansiDesign